Benvindo Nuno Couto
Benvindo Visitante

        

 


 

ULTIMAS NOTICIAS SOBRE TECNOLOGI
   

« voltar «


HP apresenta Memory Spot

Mede dois por quatro milímetros, armazena 512KB e será lançado em 2008. Chama-se Memory Spot e está ainda em fase de protótipo, mas a HP acredita que, em breve, poderá revolucionar o transporte e o armazenamento de dados.
O Memory Spot permite a “carregar” e “descarregar” dados através de comunicações de rádio.


O pequeno chip pode suportar texto, música, vídeo ou apenas códigos de barras e, dadas as dimensões, tem a vantagem de poder ser incorporado em qualquer objecto.
Tendo em conta estas características, o Memory Spot pode substituir etiquetas RFID, que fornecem dados e preços de produtos em armazéns e supermercados, ou simplesmente acompanhar um álbum de fotografias com música, servir de certificado de legitimidade para medicamentos, ou complementar qualquer outro suporte de informação com conteúdos multimédia.

Actualmente, o Memory Spot consegue armazenar até 512KB, mas a HP acredita que, em futuras versões, a capacidade de armazenamento deste pequeno chip pode aumentar.

A leitura e/ou inserção de dados processa-se através de um dispositivo similar a uma caneta, que comunica com o chip a velocidades de 10Mbps.

O pequeno Memory Spot dispensa bateria (é o dispositivo que lê e inscreve os dados no chip que fornece a energia) e pode ser fabricado como uma peça única que comporta antena, modem e o chip propriamente dito.

Além de permitirem reduzir os custos de produção, as pequenas dimensões tornam este “armazenador” um dispositivo versátil, que pode ser acoplado a qualquer objecto, para efeitos informativos ou de certificação.

 

 

portalmundial.net 2006 : : todos os direitos reservados