Benvindo Nuno Couto
Benvindo Visitante

        

 


 

ULTIMAS NOTICIAS SOBRE TECNOLOGI
   

« voltar «


TV Cabo arranca com TV de Alta Definição no primeiro semestre de em 2007

Net a 100Mbps, VoIP sem computador e TV de Alta Definição durante o primeiro semestre de 2007. São estas as três grandes novidades que a TV Cabo anunciou hoje em conferência de imprensa.

A líder da distribuição de TV por cabo anunciou que vai lançar ainda na segunda metade de 2006 acessos à Internet a velocidades de 25Mbps. Trata-se de um primeiro passo para um serviço de largura de banda superior, que deverá ser lançado no mercado durante o início de 2007 – um acesso à Internet a 100Mbps, que a Netcabo mantém actualmente em fase piloto.
Em Setembro, a TV Cabo prevê lançar um serviço de Voz sobre IP (VoIP) que dispensa o recurso ao computador (actualmente, o serviço da Netcabo exige a utilização de aplicações de mensagens instantâneas).

Com o serviço que vai ser lançado em Setembro, o cliente passa a poder usar o VoIP através da conexão directa de um telefone ao modem que providencia o acesso à Web.

Ainda no VoIP, os responsáveis da TV Cabo deram conta da intenção de lançar serviços de convergência entre rede fixa e móvel a médio prazo. Com esta convergência, o cliente pode optar entre fazer chamadas na rede GSM ou através Internet, onde se encontra o VoIP.

Para o primeiro semestre de 2007, ficou agendado o lançamento do primeiro serviço de TV de Alta Definição da TV Cabo. Os responsáveis da operadora acreditam que nessa altura já se terão disseminado os televisores que operam neste formato e já haverá conteúdos televisivos que tiram partido da Alta Definição.

Actualmente o único canal de Alta Definição existente em Portugal é transmitido pela Cabovisão.

Na TV Digital, há a registar o lançamento, para breve, de uma “caixa” Thomson, que vai actuar como uma alternativa com mais funcionalidades que as permitidas pelas “caixas” da Octal, que se encontram actualmente instaladas na maioria das casas dos assinantes de TV digital, da TV Cabo.

Vídeo a pedido, serviços de grelha de programação electrónica (EPG) e gravação de programas são alguns dos serviços em que a TV Cabo quer apostar na área da televisão. Isto sem perder de vista o futuro lançamento do sinal de TV sobre IP.

Segundo Henrique Granadeiro, presidente da PT, o lançamento dos novos serviços só se tornou possível devido aos investimentos que a operadora tem efectuado nas redes de telecomunicações.

Entre 2001 e 2006, a PT investiu 4,5 mil milhões de euros na melhoria das redes. De acordo com o responsável da PT este montante representa duas a três vezes o total de investimentos efectuados em infra-estruturas de telecomunicações por todos os operadores concorrentes em igual período.

 

 

portalmundial.net 2006 : : todos os direitos reservados