Benvindo Nuno Couto
Benvindo Visitante

        

 


 

ULTIMAS NOTICIAS SOBRE TECNOLOGI
   

« voltar «


Europeus vão desenvolver avião à prova de desvio terrorista

O projecto Safee quer criar aviões que evitam colisões e detectam comportamentos suspeitos dos passageiros. Depois das tentativas de atentados inviabilizadas pelas autoridades britânicas, eis que surge um grupo de investigadores europeus a anunciar as linhas-mestras de um futuro sistema “à prova de desvio terrorista” para aviões. O projecto deverá apresentar os primeiros resultados em 2008, noticia a Cnet.

Actualmente, os investigadores apontaram como prioridade o desenvolvimento de um sistema capaz de corrigir a trajectória de aviões, caso estes se dirijam contra montanhas, edifícios ou outros obstáculos terrestres. Outra das funcionalidades previstas é a detecção de comportamentos suspeitos dos passageiros.

O projecto tem ainda em vista uma funcionalidade que permite encaminhar, automaticamente, um avião desviado por terroristas para o aeroporto mais próximo. Contudo esta funcionalidade só deverá estar disponível dentro de 15 anos.

«É impossível alcançar o nível zero de ameaça. Mas se os aviões forem equipados com electrónica a bordo torna-se muito-muito difícil desviá-los», explica Daniel Gaultier, responsável da Sagem, empresa francesa que está a participar no projecto Safee (Security of Aircraft in the Future European Environment).

O projecto foi lançado em Fevereiro de 2004, com um investimento de 35,8 milhões de euros. Entre os membros do projecto encontram-se a Airbus, a EADS, a BAE Systems, a Thales, a Siemens AG e a Comissão Europeia, que financiou metade do projecto.

A Laviv of Athena GS3, uma empresa israelita que também está a cooperar com o Safee, prevê que o novo sistema de segurança comece a ser comercializado entre 2010 e 2012.

Nas múltiplas funcionalidades previstas para o sistema encontram-se: chips que identificam bagagens e passageiros, um sistema de detecção de explosivos, câmaras biométricas no cockpit e nas entradas do avião, detecção de comportamentos invulgares através de microfones e câmaras, acessos biométricos para o cockpit, um sistema de reacção a ameaças, segurança nas comunicações, e um sistema que evita colisões.

 

 

portalmundial.net 2006 : : todos os direitos reservados